Total de visualizações de página

Minha lista de blogs

domingo, 2 de maio de 2010

INSPIRAR, CRIAR, TRANSFORMAR - A ARTE DE SER RH!

Virginia Spinassé(*)


Nos dias 28 de 29 de abril de 2010, vivenciamos em Maceió-AL, o VII Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas.

O tema foi bastante adequado ao momento que estamos vivendo, especialmente no quesito TRANSFORMAR!

Os profissionais de Recursos Humanos estão cansados de ouvir falar em mudança e já tem decorada a frase de Heráclito (300 a.C.) “Nada é permanente, exceto a mudança.” Entretanto, o enfoque agora é outro, muito mais consistente. É necessário não apenas a mudança, mas a transformação!

E qual é a diferença? Tivemos essa resposta nos dois dias do Congresso, que foi dividido em três eixos: 1) Inspirar... Valores! 2) Criar... Para Transformar. 3) Transformar... Para Ser.

A transformação começa com a inspiração. E a inspiração só vem quando entendemos quem somos, qual a nossa missão e onde queremos chegar. Márcia Luz(1) comparou a nossa trajetória a uma viagem de ônibus onde o ideal é ser o motorista desse veículo e não meramente um passageiro ou muitas vezes aquele passageiro que dorme durante toda a viagem e quando acorda nem sabe direito aonde chegou.

Essa busca pela inspiração passa também pelo ambiente em que vivemos. Edson Ferreira (2) mostrou que a educação ambiental precisa estar presente em todos os momentos de nossa vida, nos inspirando a agir de forma diferente. A natureza está ditando o ritmo, o ser humano não está mais no comando! A tendência social aponta para diminuição das desigualdades, porém um aumento do consumo. Então, precisamos incrementar novas formas de trabalhar que causem menos impacto, como o tele trabalho, comércio eletrônico, Ensino à Distância, a busca pela qualidade de vida. Citando Einstein em uma frase atualíssima: “Não se pode resolver os problemas com o mesmo grau de consciência com que eles foram criados.”, fez uma convocação para que tudo seja feito de forma diferente nessa etapa de transição para o futuro.

Isto significa criar para transformar! Conseguimos isso quando nos conhecemos. E essa busca pelo autoconhecimento foi abordada por Alberto Cabus(3), empresário de sucesso em Alagoas que falou sobre a liderança baseada nos valores humanos. O verdadeiro líder, em sua abordagem, é aquele que antes de tudo lidera a sua própria vida. Para ele a prática dos valores humanos passa por três etapas: pensamento – palavra – ação. Dessa forma o líder estará praticando o que incorporou, dando o exemplo que será seguido pelos seus liderados. Apenas a palavra não basta, é preciso agir.

A área de Gestão de Pessoas está no centro dessa transformação. Para Georgina Viera(4), o discurso do profissional de RH precisa de mais densidade. Não é mais possível ficar na superficialidade. Precisamos conhecer o negócio, suas novas dimensões e necessidades. É preciso agir reflexivamente e não reativamente. Temos que aprender a ler a realidade, a agir na tempestade e na bonança, a lidar com todas as gerações que fazem a empresa (Tradicionais, Baby Boomers, Geração X e Geração Y), a ser poderosos não só quando queremos fazer o mal, mas especialmente para fazer o bem. É essencial que os funcionários confiem no RH e saibam qual é a identidade da área.

Como exemplo de empresa que está passando por esse ciclo de transformação, tivemos a apresentação do Caso Santander, com Thereza Abraão(5). Ela trouxe a experiência de trabalhar com a conscientização para a sustentabilidade (iniciada pelo Banco Real, comprado em 2008 pelo Santander) e como isso pode ser aplicado nas organizações. O fazer acontecer deve passar pela informação, sensibilização e pelo engajamento de todos em busca de um objetivo comum. Citando a frase de Fábio Barbosa (Presidente do Grupo Santander no Brasil): “Só teremos profissionais melhores se tivermos pessoas melhores”, Thereza Abraão mostrou que quando se cria um ciclo virtuoso, a transformação acontece. Tanto que o Santander incorporou as ações de sustentabilidade do Banco Real, reformulando sua missão no mundo todo, que passou a ser: “Os Valores Ideais para uma Vida Melhor”.

A transformação para o ser... Será que é preciso fazer mágica para que tudo isso aconteça? Cleisson Nunes(6) fez mágica para mostrar que é mais simples do que podemos imaginar. Basta que exista a inspiração, o interesse, a automotivação, o encantamento. Não adianta colocar um motor de uma Ferrari em um Gordine, mesmo que o piloto seja o Felipe Massa o carro não vai ter um bom desempenho. Este exemplo foi usado para mostrar que não basta apenas mudar, é essencial que haja uma transformação: de valores, de ideais, de atitudes, de ação. Citando Jack Welch quando disse que “não são os objetivos que levam a empresa até aonde ela vai, são as pessoas”, Cleisson Nunes mostrou que é hora de agir e realizar, fazer acontecer, transformar o modo de pensar, as crenças, as expectativas, as atitudes, o comportamento, o desempenho, a VIDA!

Essa mágica é feita pelo Grupo Odebrechet, especificamente em uma das empresas do grupo – a Brasken. Andrea Barradas(7) mostrou que o segredo da mágica é o trabalho baseado na confiança e na delegação e no espírito de servir, valores que norteiam as atividades do grupo. O desafio da Braskem de crescer, inovar e melhorar cada vez mais seu desempenho se apóia numa gestão de pessoas focada no potencial de crescimento dos seus mais de 4.700 integrantes. É um modelo que procura atrair, motivar e reter os melhores talentos do mercado oferecendo qualificação e valorização profissional.

A Luis Edmundo Rosa(8) coube a tarefa de encerrar o Congresso. E foi extremamente feliz ao “pintar uma janela para o novo”, mostrando as tendências da gestão de pessoas em um mundo onde o conhecimento está amplamente disponível. Passamos por uma revolução na forma de liderar as pessoas. Temos que apreender rapidamente a lidar com as jornadas flexíveis, as funções polivalentes, novas profissões, a força do feminino em um mundo até agora extremamente masculino. O intangível ganha mais força. Essa nova gestão de pessoas é um dos principais diferencias competitivos sustentáveis do nosso tempo.

Uma frase poderia resumir o VII Congresso Alagoano de Gestão de Pessoas. Ela foi citada por Thereza Abraão, de autoria de um dos grandes líderes do Século XX e tem o poder de sintetizar o que é Inspirar, Criar, Transformar – a arte de ser RH!

“Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.” Nelson Mandela

***********************************************************************************************************************

(*) Virginia Spinassé - Especialista em Gestão de Pessoas, Consultora de Empresas e Professora de Graduação e Pós-Graduação, Membro do Conselho Administrativo da ABRH-AL.

(1) Márcia Luz – Psicóloga Especialista em Administração de Recursos Humanos e Gestalt-terapia, Mestre em Engenharia de Produção, Coach Executiva e Pessoal, Consultora, Sócia Presidente da Plenitude Soluções Empresariais.

(2) Edson Ferreira – Engenheiro de Produção, Especialista em Gestão Ambiental. Mestre em Qualidade pela UNICAMP, Sócio-Gerente da EFE Consultoria Empresarial.

(3) Alberto Cabus – Empresário do ramo de Alimentos e Bebidas em Alagoas. Administrador da Fika Frio Sorvetes.

(4) Georgina Alves Vieira da Silva – Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1985). Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. Consultora de grandes grupos empresariais. Diretora da AB Consultores Associados Ltda. 1988 a 2010. Conselheira de várias empresas

(5) Thereza Abraão - consultora em Educação do Grupo Santander Brasil e diretora de Desenvolvimento Sustentável da ABRH-Nacional.

(6) Cleisson Nunes – Professor, Administrador de Empresas, Especialista em Recursos Humanos, Pós-graduado em Psicoterapia e Terapeuta

(7) Andrea Barradas – Gerente de Pessoas e Organização da empresa Brasken.

(8) Luiz Edmundo Rosa – Mestre em Psicologia pela PUC-SP, com foco em Gestão de Negócios. Ex-Diretor Corporativo da People Accor no Brasil. Vice-presidente de Desenvolvimento Humano e Sustentável da Anima Educação e diretor de Educação da ABRH-Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário