Total de visualizações de página

Minha lista de blogs

terça-feira, 23 de agosto de 2011

GENTE EM AÇÃO CONSTRUINDO RESULTADOS

GENTE EM AÇÃO CONSTRUINDO RESULTADOS

Virginia Spinassé (*)

O 37º CONARH – Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, aconteceu no período de 15 a 17 de agosto de 2011 no Transamérica Expo Center em São Paulo. Consolidado como o maior e mais importante evento de Gestão de Pessoas da América Latina, o CONARH teve a participação de 3.400 congressistas, 20.000 visitantes e 120 expositores. Todas essas pessoas puderam assistir 9 palestras magnas, 27 palestras simultâneas, 7 fóruns, 2 painéis de pesquisas e 47 palestras gratuitas.

O CONARH é idealizado e construído pela ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos, uma instituição não-governamental, existente há 45 anos, com 23 seccionais desvinculadas juridicamente e independentes, sem fins lucrativos que tem como missão disseminar conhecimento sobre o mundo do trabalho para desenvolver pessoas e organizações, influenciando na melhoria da condição social, política e econômica do país. Todo o trabalho é feito em forma de voluntariado.

O tema central do CONARH foi dividido em cinco eixos que nortearam os debates: VPS e Diretores de RH; Profissionais de RH em Cargos Intermediários, Jovens Profissionais de RH; Gestores de Pessoas e Profissionais de RH na Gestão Pública.
Alguns temas foram abordados em praticamente todas as palestras. Um deles foi a escassez de profissionais qualificados para ocuparem as vagas de emprego neste momento espetacular pelo qual está passando o Brasil. Apesar de ser uma frase comum, ficou claro que o caminho é a educação. Porém, esse é um caminho em longo prazo. As empresas não podem esperar. Muitas delas estão investindo pesado no desenvolvimento de seus funcionários para, dessa forma, amenizar o tão falado “apagão de talentos”. O mais preocupante nisso tudo é a falta de líderes e a incógnita de como formá-los em tempo recorde. Não estamos conseguindo formar profissionais nem na quantidade e nem na qualidade que precisamos. Afinal, o principal ator da retenção dos talentos nas organizações é o líder.

Através da fala dos muitos Diretores de RH presentes ao Congresso, tivemos uma feliz notícia: os talentos que ainda estão disponíveis no mercado procuram empresas que tenham valores alinhados aos seus. Existe uma busca pela qualidade de vida no trabalho, por empresas socialmente responsáveis, por organizações onde os líderes gostem de gente, onde a comunicação seja transparente.

Através dos debates nas palestras do eixo Profissionais de RH na Gestão Pública foi possível observar que é inegável a natureza política da Administração Pública. Sabemos que o setor privado pode tudo desde que seja legal e o setor publico só pode fazer o que está na lei, sempre seguindo o princípio da isonomia. Apesar de alguns limites inerentes ao setor, uma nova Administração Pública está surgindo, baseada na meritocracia. Foram apresentados casos de sucesso de implantação de Programas de Adequação ao Cargo – após concurso público – e implantação de Programas de Avaliação de Desempenho e Programa de Metas com Remuneração Variável, todos na área pública. Isso nos leva a crer que um novo Servidor Público está surgindo, cada vez mais consciente do seu importante papel junto à sociedade.

O grande astro do congresso, o RH, foi tratado com toda pompa da qual é merecedor. O saldo dos debates sobre a área de Gestão de Pessoas foi extremamente positivo. Em primeiro lugar é importante lembrar que a gestão de pessoas é responsabilidade de qualquer gestor e não apenas de uma determinada área da organização. Os gestores deixaram de ser gerenciadores da produção e da CLT para ser desenvolvedores de talentos. O RH passou do papel de vítima para o de protagonista, parceiro, elemento central de sustentação do negócio.

As pessoas precisam muito menos de orientação técnica e mais de suporte humano: afeto, cuidado. A diferença entre as organizações é feita pelas pessoas. Para que elas estejam felizes é preciso estar engajadas, conectadas emocionalmente com a organização. Quando os funcionários estão satisfeitos os clientes também ficarão satisfeitos. As empresas precisam estar atentas ao clima organizacional, implementando ações que aumentem o sentimento de pertencimento à organização, para que os colaboradores sintam prazer em trabalhar. O processo de comunicação interno é fundamental para o sucesso de ações voltadas para o reconhecimento, educação e desenvolvimento.

Hoje, a palavra da Gestão de Pessoas é ENGAJAMENTO! As empresas estão trabalhando incessantemente para tornar o ambiente organizacional um local onde seja possível trabalhar com felicidade, com brilho no olho. A fórmula é simples: gostar de gente, valorizar o potencial humano, a criatividade, os valores éticos. Liderar pelo exemplo, ser coaching e ter prazer em ver as pessoas evoluindo. Pessoas não são controláveis, são motivadas. E quando estão motivadas estão conectadas emocionalmente: engajadas!

Este é o RH rumo a um novo tempo: Acreditar na capacidade do ser humano de se reinventar a todo momento nesta aldeia global: tão grande na sua diversidade e tão pequena na sua conectividade.

(*) Virginia Spinassé é Especialista em Gestão de Pessoas, Consultora de Empresas, Professora de Cursos de Graduação e Pós-graduação e Membro do Conselho Administrativo da ABRH-AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário