Total de visualizações de página

Minha lista de blogs

sábado, 21 de janeiro de 2012

21 DE JANEIRO - DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.

No Irã, os bahá’ís - a maior das minorias religiosas daquele país - sofrem com a intolerância religiosa:

Jornal Metro de São Paulo: “A longa caminhada dos bahá'ís pela liberdade no Irã”
Situação é ilustrada com depoimentos de um refugiado bahá'í e entrevista com a coordenadora de política externa da ONG Conectas


Ontem, dia 20 de janeiro, o Jornal Metro de São Paulo e sua sucursal de Porto Alegre, publicou na editoria metromundo a matéria “A longa caminhada dos bahá'ís pela liberdade no Irã”, de autoria do jornalista Henrique Ribeiro. É provável que o artigo seja divulgado também nas sucursais do Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, ABC Paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema) e, inclusive, na Metro Internacional.

A reportagem aborda a campanha difamatória pelo próprio governo aos bahá'ís no Irã, em contraste com as atividades de serviço à humanidade, que a Comunidade Bahá'í promove, tanto no Brasil como em todo o mundo, trazendo relatos de um refugiado iraniano bahá'í na Turquia, Lucas (nome fictício).

“Os próprios professores insultam a Fé Bahá'í e ensinam aos alunos, que a nossa religião é um perigo à nação. O resultado é que os alunos que têm essa fé são humilhados e ridicularizados tanto dentro da sala de aula e até no pátio, pelos próprios colegas”, relata Lucas, que foi expulso três vezes na época em que cursava o equivalente ao Ensino Médio. Atualmente, embora com mestrado no exterior e domine quatro idiomas, o refugiado bahá'í não consegue trabalho em Teerã, pois ele é mais uma das inúmeras vítimas de intolerância religiosa no Irã.

A coordenadora de política externa da ONG Conectas e professora de Relações Internacionais na Faap, Camila Asano, também foi entrevistada pelo jornal e comprova que há discriminação aos bahá'ís: “o Irã é uma República Islâmica que sufoca outras religiões, mas com foco principal na Fé Bahá'í”.

Veja o artigo completo na página 12. http://publimetro.band.com.br/pdf/20120120_MetroSaoPaulo.pdf

Publicado em: http://secext-arquivos.blogspot.com/2012/01/jornal-metro-de-sao-paulo-longa.html

Visite: www.bahai.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário